quinta-feira, 19 de setembro de 2013

cenoura com IVA



Na Rua da Tipografia Meireles há um restaurante japonês que promove workshops de origami e tem o seu abundante fornecimento de papel a partir dos restos da tipografia. Eu fui recentemente a este resturante e apareci, sem intenção, a meio de uma destas lições de origami. Havia apenas quatro pessoas no workshop: uma idosa russa com o cabelo iluminado por lâmpadas de Natal (ligado a uma tomada clandestina), um rapaz de uns treze anos com uma cábula de declinações de artigos gregos nos joelhos, um cavalo lusitano e o professor japonês, que naquele momento manifestava o seu ódio ou rivalidade contra o restaurante chinês do outro lado da rua. Pedi educadamente à senhora russa para desligar a iluminação do cabelo, pois eu corria o risco de ter um ataque de epilepsia. Dei uma cenoura com IVA ao cavalo lusitano e expliquei ao miúdo que os artigos gregos não devem ser pechinchados. Finalmente, o senhor japonês olhou para mim, ralhou-me com aquele modo repentino dos orientais e tentou ensinar-me a fazer um caracol em origami, mas eu deixei cair a concha ao chão e, nesse mesmo momento, ouvi berrar muito alto: «Uma lesma! Mais uma lesma!» «Desculpe,» disse eu, «estou a tentar fazer isto o mais depressa que posso…» Quando dei conta, era o chinês que saía da Tipografia Meireles a correr desalmadamente com dois grandes embrulhos nos braços. O japonês encolheu os ombros e explicou-me que o chinês, por rivalidade, queria esgotar os restos de papel da tipografia e cozinhava resmas de papel, que fazia passar por carne de frango, de modo a que não houvesse sobras de papel para o workshop de origami.

Sem comentários:

Enviar um comentário