segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cogumello Scientifico Illustrado

A todos os estimados leitores d'o «Cogumello Philosophico», temos prazer em annunciar a creação d'um novo Periodico, o «Cogumello Scientifico Illustrado», por occasião do Primeiro Anniversario d'esta publicação. O periodico estreará brevemente, e será fundado n'o labor conjuncto dos Douctores M. Mattos Graça e R. da Costa Pinho. Contamos que a empresa seja favoravel ao aprimoramento do homem commum, que busca illustrar-se sobre êstes assumptos.
A assignatura do Folhetim RSS é gratuita aos Distinctos Membros da Sociedade Geographica de Lisbôa. 

2 comentários:

  1. Eu, honrado cavalheiro e conceituado proprietário da Casa "O Reduto da Dignidade", após ter ouvido leitura, pela voz do meu Escrivão, Manoel Teobaldo Cabreiro, do teor do seu insigne Artigo (perdi lamentavelmente os binóculos ao sofrer um coice por parte da minha jumenta), desejo notoriedade mais do que merecida ao novo Periódico, o "Cogumello Scientifico Illustrado", prontificando-me a facultar aos seus illustres fundadores os meus profundos conhecimentos em tão alta matéria (só publico as minhas obras a quinze exemplares, ninguém me prestando ouvidos). Villa do Conde, aos dez dias do mês Janeiro de 1888. Dom Prudêncio dos Lírios, pharmacêutico de profissão (especialidade: tosse e espirros esporádicos).

    ResponderEliminar
  2. Mal soube, há instantes, da minha prerrogativa em receber a vossa augusta Publicação, venho modestamente oferecer-me para presidir à Redacção do Jornal: o "Cogumello Scientífico Illustrado". A minha primeira medida será, caso os Ex.mos Senhores Douctores tiverem a lucidez de reconhecer a primazia do meu saber, a de substituir a gratuidade da Assignatura do Folhetim RSS aos Distinctos Membros da Sociedade Geográphica de Lisbôa (mas o que é que os barbudos sabem? Distinctos? Metam a mão na consciência!) pela Associação dos dois Pharmacêuticos do meu concelho. Vendo por 32 tostões uma poção de longevidade, xarope por mim confeccionado na minha cozinha, a qual me serve de laboratório, à base de urtigas, tendo sido auxiliado nessa descoberta pela Senhora Dona Joaquina (Quina só para mim), mulher-a-dias no "Reduto da Dignidade" há já três meses (foi a própria a escolher a dedo as plantas medicinais na minha horta). Seria de toda a conveniência que o meu retrato, primorosamente pintado (as minhas orelhas menos descoladas, desbastadas as minhas fartas sobrancelhas, reduzido o nariz a dois terços do original), em destaque (Sim, Santo Deus! Logo visível para quem entra!) na Sala de Recepção da Sede do vosso, do nosso, do meu Periódico. Concedo um ultimato de 15 dias para agarrarem tão inesperada oportunidade. "Dom" Prudêncio dos Lírios (fui em tempos abade, o que legitima o Título), aos vinte e um de Janeiro de 1888. Post Scriptum: envio esta missiva por via marítima, a remos, não confiando nos engenhos a vapor (a via férrea não é segura e o comboio pára em cada estação).

    ResponderEliminar